Retrospectiva Tricolor - Pré-temporada do Grêmio teve dispensa , contratação e explicações

Retrospectiva Tricolor - Pré-temporada do Grêmio teve dispensa , contratação e explicações
Foto: Lucas Uebel/Grêmio

A pré-temporada tricolor comçou oficialemente no dia 09 de janeiro, quinta-feira, quando aconteceu a reaoresentação dos jogadores e coissão técnica. Mas os treinos começaram apenas na sexta-feira, após exames preliminares.

O técnico Renato Portaluppi praticamente ficou de fora da pré-temporada. Após a cerimônia de reapresentação, o treinador foi submetido ao procedimento de ablação, no dia 11 de janeiro, para corrigir uma possível arritimia cardíaca. O auxiliar Alexandre Mendes foi quem comandou os treinamentos no CT. Por falar em comissão técnica, ela também foi pauta importante durante o período de preparação.

Era o sétimo dia da pré-temporada que avistava Gauchão, Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil. Quinta-feira, dia 16, a direção anuncia demissões no quadro de funionários do departamento de futebol e comissão técnica. O preparadores físico Rogério Dias, de goleiros Rogério Godoy foram desligados. Além deles, o assessor de imprensa João Paulo Fontoura era comunicado da dispensa. Na semana anterior, no dia da reapresentação, foram comunicados da demissão os fisiologistas José Leandro e Rafael Gobbato, o fisioterapeuta Henrique Valente e a nutricionista Katiuce Borges.

No mesmo dia, após o anúncio de desligamento dos profissionais que integravam a comissão técnica, o presidente Romildo Bolzan Jr convoca uma coletiva de imprensa para explicar o que estava acontecendo. 

- "Não teve nada de meio de temporada. É um processo de gestão, de organização. Todos nós, em qualquer situação de organização, estamos sujeitos a processos de avaliação. É normal. O Grêmio também faz isso. E como se trata de um processo normal, foi a oportunidade de fazer. É um momento muito complexo. Envolve individualidades, contratos de trabalho. Mas não houve sequer avaliação individual. O Grêmio fez no momento que foi possível fazer, quando amadureceu. Não há individualizado, mas no contexto de avaliação do clube. Do Grêmio", disse Bolzan. Durante a entrevista, o executivo de futebol Klauss Câmara anunciava os novos integrantes da comissão técnica. Mauro Lima, como preparador de goleiros, e Marcio Meira, preparador físico.

No mesmo dia 16 de janeiro, o Grêmio anunciava a rescisão de contrato do atacante Diego Tardelli. Em comum acordo chegava ao fim a curta história do jogador com o clube.

Em busca de reforços, no dia 18, o tricolor anunciava a contratação do goleiro Vanderlei, de 35 anos. O jogador assinoou contrato por duas temporadas com possibilidade de renovação por mais um ano. A pré-temporada alternava trabalhos físicos, incluindo treinos leves com bola, com a parte mais forte do trabalho técnico com bola. O último dia da preparação para temporada 2020 foi marcado com jogo-treino contra o Sindicato do Atletas. O tricolor aplicou um sonoro 12 x 0. Everton, Alisson (duas vezes), Luciano (duas vezes), Thaciano, André, Guilherme Dantas, Felipe Tontini, Bitelo (duas vezes) e Rafinha anotaram os gols. No dia seguinte, o técnico Renato Portaluppi voltaria a comandar os treinos e prepararia o time para a estreia no Gauchão contra o Caxias.