sexta-feira, 03/07/2020
Início Futebol Gaúcho Baú do Bairrista: O ano em que o xavante foi terceiro maior...

Baú do Bairrista: O ano em que o xavante foi terceiro maior do Brasil

O ano de 1985 foi histórico para o Brasil. Com a máquina xavante, derrubou gigantes do futebol brasileiro e conseguir uma terceira colocação na maior competição do futebol nacional, melhor posicionamento de uma equipe do interior na história do Brasileirão.

Em razão de suas boas campanhas no estadual, disputar um Campeonato Brasileiro não era novidade para o xavante naquele momento. Já havia disputado em 78, 79 e 84, um ano antes de sua melhor campanha. 

Na primeira fase, conseguiu se classificar no grupo D, junto com a equipe do Bangu. Em um grupo de 12 equipes em formato de todos contra todos, eliminou equipes como Joinville, Vila Nova e Ponte Preta.

Na segunda fase, o Brasil estava em um quadrangular com Flamengo, Ceará e Bahia. Apenas um clube se classificaria para as semifinais. Na penúltima rodada, disputaria um jogo decisivo entre Brasil e Flamengo no Bento Freitas, praticamente valendo a classificação. 

Comandados por Walmir Louruz, o Brasil enfrentaria um Flamengo repleto de craques. Adílio, Leandro, Mozer, Andrade e Tita, que haviam vencido o Liverpool quatro anos atrás, estavam presentes no Bento Freitas. Além deles, um jovem atacante chamado Bebeto começaria aquele jogo como titular, treinado por ninguém menos que Zagallo. Como se não bastasse essa máquina, o jogo marcava a reestreia de Zico, que acabara de chegar da Udinese.

 

Mas aquele Flamengo não contava com a Raça xavante, ainda mais com o Bento Freitas completamente lotado. Bira marcou o primeiro aproveitando uma falha da zaga do Flamengo. O xavante soube segurar a pressão e nos minutos finais Júnior Brasília encobriu Fillol e marcou o segundo gol do Brasil.

Flamengo de Zico não foi páreo para a máquina xavante

Artilheiro xavante naquela competição, Bira foi o principal destaque da equipe naquele ano. Marcou 16 gols durante toda a competição. Dois deles na virada por 3 a 2 diante do Bahia em Salvador, na última rodada, que acabou classificando o Brasil para as semifinais. 

Bira tomando chimarrão após classificar o Brasil Foto: Terceiro / Eduardo Cunha/22-7-1985

Se a campanha do Brasil era histórica, a de seu adversário na semi também era. O xavante enfrentaria um Bangu que acabara de eliminar Inter e Vasco da Gama na fase anterior. E ainda sofreria com uma perda gigantesca, pois a partida de ida das semifinais não poderia ser no Bento Freitas, que não havia reunido as condições de jogo necessárias para a partida, segundo a CBF. Por conta disso, teve que disputar sua partida no Estádio Olímpico.

Uma mobilização gigantesca foi feita e a torcida xavante invadiu Porto Alegre. Era uma quarta-feira e a prefeitura de Pelotas havia decretado ponto facultativo em razão da partida. Com mais de 37 mil pessoas nas arquibancadas, o Brasil acabou decepcionando. Perdeu por 1 a 0 com gol contra de Jorge Batata. Na volta, foi derrotado pelo Bangu em pleno Maracanã por 3 a 1. 

A derrota, no entanto, não diminui o tamanho dos feitos xavantes, lembrados até hoje pelos torcedores. Desde então, o clube nunca mais conseguiu participar da elite do futebol brasileiro. Porém, em sua recente reestruturação, vem disputando a Série B de forma consecutiva nos últimos anos. Quem sabe nos próximos anos a história da Série A não possa ter mais algumas páginas dedicadas ao rubro-negro de pelotas?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

mais lidas

Especial: Jogadores Vira-Casaca na década de 90

Na primeira parte desta matéria mostramos os 25 jogadores que viraram a casaca no século 21. Agora, chegou a vez dos anos 90, que...

Desenvolvedores criam mapa de corrida de carro baseado em Porto Alegre

Já pensou em disputar uma corrida de carro na orla do Guaíba? Ou então passear em alta velocidade pelo Beira-Rio e Arena do Grêmio?...

Jogadores do Grêmio publicam nota conjunta: “Nos respeitem!”

Após o Grêmio divulgar o adiamento de parte dos vencimentos dos jogadores, os atletas tricolores foram às redes sociais comentar sobre o assunto. Publicaram...

Terça-feira marcada por treinamentos físicos no CT Luiz Carvalho

Nesta terça-feira o foco do treinamento gremista no CT Luiz Carvalho é o trabalho de musculação e atividades aeróbicas. os jogadores foram orientados pela...