sexta-feira, 03/07/2020
Início Colorado Baú do Bairrista: O dia em que Nei irritou Guardiola.

Baú do Bairrista: O dia em que Nei irritou Guardiola.

O prestígio que o Inter conquistou graças aos seus títulos internacionais possibilitaram o clube a divulgar sua marca para todo o planeta. Além da Dubai Cup conquistada pelo colorado após vencer Stuttgart e Inter de Milão, o clube gaúcho teve a possibilidade de encarar novamente o Barcelona, 5 anos depois da final do mundial de 2006.

Com a conquista do bicampeonato da América, o Inter foi convidado pelo Bayern de Munique, para disputar a Copa Audi, tradicional torneio de preparação da equipe Alemã. O campeão italiano, Mlian também foi convidado, assim como o gigante espanhol Barcelona que na época era o atual campeão da Europa.

O Inter não chegou da maneira que deveria para a competição amistosa, o colorado vivia em uma crise política e estava até mesmo sem treinador, após a demissão de Falcão. Osmar Loss comandava a equipe de manteira interina para a disputa do torneio.

Inter e Barcelona entraram em campo no dia 26 de julho, e apesar de ter um caráter amistoso, o colorado defendia uma invencibilidade contra o clube catalão. Em dois confrontos contra o Barcelona em sua história, o Inter jamais havia perdido: Um empate no tradicional Joan Gamper de 1982, e a vitória inesquecível no mundial de 2006. 

Inter é o único clube sul-americano a ter conquistado o torneio

Já o Barcelona usava a competição como testes, e foi nela que Thiago Alcantara, principal jogador do Bayern de Munique hoje em dia, conquistou mais espaços com Guardiona no clube. A equipe espanhola jogava sem: Messi, Mascherano, Gabriel Milito, Daniel Alves e Adriano, que tiveram mais tempo de férias por causa da Copa América. Piquet e Puyol, que sofreu uma cirurgia no joelho, os únicos astros do time titular, eram Iniesta e Victor Valdes.

Porém, não era só Guardiola que tinha desfalques importantes para a competição. Osmar Loss não contava com Guinazu e Índio, além dos novos titulares Oscar e Zé Roberto que estavam lesionados. O colorado iria para a campo com a seguinte formação: Muriel, Nei, Bolívar, Moledo e Kleber. Bolatti, Elton, Tinga, Andrezinho e D’alessandro. Leandro Damião.

A partida começa e o Inter ensaiou sair na frente. Primeiro, D’Alessandro lançou Damião, que entraria em boas condições se não tivesse dominado a bola com o braço. Logo em seguida, Andrezinho arriscou de longe, sem perigo. Guardiola, irritado com a postura de sua equipe, pressionou seus jogadores a atacarem o atual campeão da América. Em cobrança de falta que parecia ter saído de um videogame, Iniesta rolou para Keita, que, de primeira, deixou Thiago Alcântara na cara do gol. O filho de Mazinho dominou e tocou na saída de Muriel como se fosse um treino.

Thiago comemorando o gol marcado contra o Inter

Além do gol, o Barcelona teve mais três chances claras, com direito a um chute de Afellay no travessão. Já os colorados, depois do breve ímpeto inicial, só conseguiram mais duas finalizações no primeiro tempo, ambas em cobrança de falta. Na primeira, D’Alessandro mandou longe. Na segunda, Andrezinho jogou na área contando com um desvio que não houve. Valdés encaixou. E a etapa inicial terminou com 69% de posse de bola para o Barça.

O segundo tempo começou da mesma maneira que o primeiro, com o Inter pressionando.  D’Alessandro deu “passe de Iniesta” para Leandro Damião que saiu na cara de Pinto, o goleiro saiu para abafar e rebateu a bola na direção de Nei, que vinha de frente, com o gol vazio o lateral finalizou com qualidade, empatando o jogo e deixando Guardiola muito irritado no banco de reservas. 

Nei e Damião comemorando o gol de empate do Inter

O gol de Nei não tirou somente Guardiola do sério, como toda equipe catalã em campo, o empate deixou o Inter mais confiante em campo, e por um certo tempo, a equipe de Osmar Loss dominou o adversário criando chances perigosas para a defesa espanhola. D’alessandro se destacava junto com Leandro Damião, e os poucos colorados em Munique começavam a se animar com uma possível virada colorada. 

O domínio gaúcho, no entanto, durou pouco. Com o tempo, o Barcelona voltou a se estruturar. Até que, Carmona descobriu Jonathan dos Santos livre na entrada da área, Kleber demorou a sair e deu condição ao irmão de Giovani dos Santos. O atacante bateu no canto e fez 2 a 1. 

O gol esfriou novamente o Inter. Somente Leandro Damião, a grande estrela da temporada, continuou incomodando a defesa adversária. Aos 39 minutos, o atacante recebeu um presente de José Pinto. O goleiro tentou driblar João Paulo e se atrapalhou com um passe errado para o artilheiro colorado,  Damião devolveu encobrindo o goleiro. Porém, Abidal apareceu em cima da linha para cortar. Logo em seguida, no escanteio cobrado por João Paulo, o centroavante subiu mais que a zaga e empatou de cabeça.

Fim de tempo normal, 2 a 2. A vaga para enfrentar Bayern ou Milan na final seria decidida nas penalidades máximas, porém, passando ou não, Inter já havia conquistado o seu objetivo. No seu 3° confronto contra o gigante espanhol,o o colorado seguiu invicto contra os cules. 

Nas cobranças de pênaltis, o craque colorado da partida, Damião desperdiçou a chance, seguidamente do lateral Zé Mário. Kléber e João Paulo converteram para o Inter, Muriel chegou a defender uma cobrança de Affelay, porém, não foi o suficiente para vencer o Barcelona nas penalidades máximas. Com a derrota por 4 a 2, a equipe de Osmar Loss enfrentaria o Milan, valendo o 3° lugar no torneio.

Inter foi derrotado nos pênaltis por 4 a 2.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

mais lidas

Especial: Jogadores Vira-Casaca na década de 90

Na primeira parte desta matéria mostramos os 25 jogadores que viraram a casaca no século 21. Agora, chegou a vez dos anos 90, que...

Desenvolvedores criam mapa de corrida de carro baseado em Porto Alegre

Já pensou em disputar uma corrida de carro na orla do Guaíba? Ou então passear em alta velocidade pelo Beira-Rio e Arena do Grêmio?...

Jogadores do Grêmio publicam nota conjunta: “Nos respeitem!”

Após o Grêmio divulgar o adiamento de parte dos vencimentos dos jogadores, os atletas tricolores foram às redes sociais comentar sobre o assunto. Publicaram...

Terça-feira marcada por treinamentos físicos no CT Luiz Carvalho

Nesta terça-feira o foco do treinamento gremista no CT Luiz Carvalho é o trabalho de musculação e atividades aeróbicas. os jogadores foram orientados pela...