Praticamente livre de qualquer risco de rebaixamento, o Brasil enfrentou o Figueirense nesta sexta em busca de se aproximar do G-4. Com a derrota por 3 a 0, essa missão ficou mais difícil.
O primeiro gol da equipe catarinense veio logo aos 18 do primeiro tempo. Dudu arriscou de fora da área e e Rafael Martins espalmou, mas a bola acabou sobrando para Geovani Itinga marcar.
Irreconhecível após uma grande partida diante do Juventude, o Brasil pouco fez e viu o Figueirense ampliar o placar alguns minutos depois, quando Dudu, livre, ampliou. Ainda no primeiro tempo, Diego Gonçalves fez o terceiro de pênalti.
Mesmo no segundo tempo o Brasil praticamente não criou. As melhores chances vieram de Bruno José com um chute de fora da área e Rodrigo, com uma cobrança de falta. Ambas foram pra fora.
O Brasil ainda não está matematicamente livre do rebaixamento, embora possa ficar a um empate da confirmação caso ocorra alguns resultados paralelos nesta rodada, como uma derrota do Vitória e um empate ou derrota do Paraná.
Já para o acesso a missão é mais difícil. Com a derrota, o Xavante pode chegar até 46. CSA e Juventude, atualmente na 4ª e 5ª colocação, vão à 45 com uma vitória nesta rodada. Faltando 3 jogos, o Brasil ainda enfrenta América-MG, CSA e Vitória nesta Série B.