Hoje começa a reta final do Brasileirão para o tricolor com uma sequência complicada de confrontos diretos. O primeiro é o Palmeiras, partida que também funcionará como uma prévia das finais da Copa do Brasil. Depois, vem Atlético Mineiro, Inter e Flamengo, todos adversários diretos na briga pelo G4 – e, consequentemente, a classificação direta para a Libertadores.
Enquanto o Grêmio teve uma semana de folga e foco total no Campeonato Brasileiro, os paulistas tiveram uma rotina diferente. Na terça-feira, o Palmeiras enfrentou o River Plate e, embora tenha deixado o campo com a derrota, conseguiu a classificação para a final da Libertadores. Além disso, o Palmeiras volta a campo já na segunda-feira para enfrentar o Corinthians. Esses fatores levam a crer que Abel Ferreira deve poupar boa parte do time contra o tricolor gaúcho.
O Grêmio não tem nada a ver com o calendário apertado dos paulistas e já se encontra em São Paulo para conseguir os três pontos. Pedro Geromel segue sem treinar e não viajou com o grupo. As novidades da delegação foram Maicon e Luiz Fernando, mas a dupla deve ficar no banco de reservas. Os reservas Paulo Miranda e Lucas Silva, ambos suspensos, ficaram na capital gaúcha. Já Diego Churín sentiu um desconforto muscular e também fica de fora.
Renato Portaluppi deve escalar sua equipe com Vanderlei no gol; Victor Ferraz, Rodrigues, Kannemann e Diogo Barbosa na defesa; Matheus Henrique, Darlan, Alisson, Jean Pyerre e Pepê no meio-campo; e Diego Souza no ataque.