segunda-feira, 25/01/2021
Início Futebol Gaúcho Em busca do título e uma vaga na Copa do Brasil, São...

Em busca do título e uma vaga na Copa do Brasil, São José e Santa Cruz decidem o Troféu Ibsen Pinheiro

Mais que um título, São José e Santa Cruz decidem o seu futuro para 2021 nesta terça-feira. Em campo, as equipes disputam não só a Final do Troféu Ibsen Pinheiro, mas também a chance de disputar uma Copa do Brasil. A decisão será às 15:30, no Passo D’areia, com transmissão da FGFTV.

Na partida de ida, vitória do Santa Cruz por 3 a 1. Fogaça, Nena e Léo Carioca marcaram para o Galo. Rafael Castro descontou para o Zeca. Como não há saldo qualificado, uma vitória do São José por 2 gols de diferença leva o jogo para as penalidades. O Santa Cruz pode perder por até 1 gol de diferença que conquista o título, enquanto o São José precisa fazer 3 ou mais para levar a taça no tempo normal.

São José busca levantar mais uma taça, algo que vem se acostumando nos últimos anos

Poucos times no futebol gaúcho estão mais acostumados com decisões nos últimos anos do que o São José. São 8 finais desde 2015, contando com Copa Valmir Louruz, Supercopa Gaúcha, Copa Metropolitana, duas Recopas Gaúcha, Copa Paulo Sant’Ana, Copa Seu Verardi e agora a Copa Ibsen Pinheiro.

De todas essas finais, 5 títulos. Além disso, neste período o São José conquistou duas vezes o título do Interior do Campeonato Gaúcho, em 2016 e 2018.

Mas o protagonismo não acabava na divisa do Rio Grande do Sul. Em 2016, o São José voltou a disputar a Série D, garantindo o acesso dois anos depois, em 2018. No ano seguinte, ficou a um gol de garantir o acesso para a Série B do Brasileirão. Já nesse ano, foi eliminado na fase de grupos da Série C, mas garantiu a sua terceira temporada consecutiva na terceira divisão.

A última Final do Zeca foi a Copa Seu Verardi, onde acabou perdendo para o Pelotas. Porém, mesmo assim, garantiu o objetivo da temporada, que era a vaga para a Copa do Brasil, visto que o Aimoré optou pela Série D. Na competição nacional, passou por Caucaia e Chapecoense, até ser eliminado pelo Atlético Goianiense na terceira fase.

O São José disputou o Troféu Ibsen Pinheiro paralelamente à Série C, usando por muitas vezes um time alternativo no torneio estadual. Mesmo assim, conseguiu sem complicações a primeira colocação do Grupo A, com 12 pontos. Sua única derrota na fase de grupos foi justamente contra o Santa Cruz.

No mata-mata, já eliminado da Série C, o São José utilizou força máxima. Venceu o Passo Fundo no vermelhão da Serra por 1 a 0 e garantiu sua vaga na Final e a chance de decidir em casa ao empatar em 1 a 1 no Passo D’areia. Só que o caminho para o sexto título em 6 anos precisa contar com uma virada histórica no Passo D’areia.

Santa Cruz joga em busca de sua maior glória e a esperança de dias melhores

Foto: Matheus Henrique / FGF

O Santa Cruz é uma das equipes mais tradicionais do estado. É a sétima equipe com mais participações no Gauchão, com 44 temporadas na elite do futebol gaúcho. Só que a última década foi de poucas alegrias para o Galo Carijó.

Justamente em 2013, ano do seu centenário e de sua trigésima temporada consecutiva na elite, o clube foi rebaixado para a Divisão de Acesso. As temporadas seguintes foram decepcionantes, com o Santa Cruz muitas vezes brigando para não cair para a terceira divisão do futebol gaúcho. Descenso esse que acabou acontecendo em 2018.

E o pesadelo continuou maior. Em sua primeira temporada na terceira divisão, acabou sendo eliminado pelo Guarany de Bagé nas quartas de final.

Neste ano, disputaria mais uma vez a terceirona. Porém, em virtude da pandemia, a competição acabou cancelada. Mas o que parecia ser mais um pesadelo acabou se tornando a esperança de dias melhores no Estádio dos Plátanos.

Surgiu então a Copa Ibsen Pinheiro, e o Santa Cruz apostou nela. Pelo Grupo B, venceu Riopardense e União Harmonia, enquanto empatou com adversários diretos como Bagé e Novo Horizonte. Na última rodada, precisava de uma vitória diante do São José para se classificar para o mata-mata. E assim o fez, vencendo por 1 a 0 com gol de Nena.

Nas semifinais, mais emoção. O Santa Cruz enfrentou o Inter SM, líder do Grupo A e até então com 100% de aproveitamento. Perdeu no jogo de ida por 1 a 0, no Estádio dos Plátanos, mas reverteu o placar no Presidente Vargas com gol de Nena, que levou o jogo para os pênaltis. Nas penalidades, brilhou a estrela do goleiro Fabiano Heves, e o Galo foi para a Final.

Mesmo sendo um dos clubes mais tradicionais do estado, o Santa Cruz não possui nenhuma taça em âmbito estadual, podendo o Troféu Ibsen Pinheiro ser o primeiro, principalmente com 2 gols de vantagem na final.

Além da taça, clubes sonham com vaga para a Copa do Brasil e sua farta premiação

A CBF vem abrindo os bolsos nos últimos anos. Desde a volta das equipes que disputam a Libertadores da América para a competição, a premiação acabou aumentando ao longo dos anos. Com isso, muitas equipes apostam na competição para buscar uma forma de pagar as contas e talvez subir de patamar.

Um grande exemplo disso é o próprio São José. Com o vice da Copa Seu Verardi, no ano passado, acabou por disputar a Copa do Brasil este ano. Chegou até a terceira fase, o que lhe rendeu no total 2 milhões e 690 mil reais só de premiação.

O valor foi muito importante para o clube, principalmente durante a paralisação do futebol, em virtude da pandemia. Caso conquiste novamente a vaga, o São José irá destinar o valor da premiação para garantir alguns meses de salário.

Já no caso do Santa Cruz, o impacto seria maior. Apenas o valor destinado à primeira fase da competição em 2020 (R$ 540 mil), pagaria 18 meses da folha salarial atual do clube. Caso jogue a primeira Copa do Brasil de sua história, o Galo irá utilizar o valor para montar o plantel para o próximo ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

mais lidas

Renato perde a paciência e esbraveja contra a imprensa: “Quando eu tiver 200 milhões para gastar, podem me cobrar futebol bonito”

O Grêmio venceu o Bragantino, engatou quatro vitórias consecutivas e escalou até a oitava posição do Campeonato Brasileiro. Ainda assim, os três pontos não...

Áudio de presidente do Londrina reacende polêmica sobre eliminação do Ypiranga na Série C

Após a eliminação do Ypiranga na Série C, um áudio polêmico circulou pelas redes sociais. Sérgio Malucelli, presidente do Londrina, foi questionado, em entrevista...

7 imagens que mostram como usuários do Instagram distorcem a realidade

Frame na TV versus foto no insta: Esqueceu de alterar a sombra... a J-Lo nem se deu ao trabalho de ter o produto em casa nesse...

CBF divulga datas das finais da Copa do Brasil e Grêmio terá problema caso Palmeiras vença Libertadores

O Grêmio já sabe as datas em que pode jogar as finais da Copa do Brasil. Agora, o tricolor só aguarda o desfecho da...