Depois de muita especulação, o destino de Pepê enfim está selado. O jogador já estava apalavrado com o Porto, mas agora chegou a vez de confirmar o negócio. O Grêmio publicou em seu portal oficial uma nota detalhando a venda do atleta para o clube português.
De acordo coma nota, “o valor líquido da transação é de 15 milhões de euros, reservando-se ao Clube uma mais-valia de 12,5% em uma futura transação. O valor correspondente ao mecanismo de solidariedade será pago integralmente pelo Futebol Clube do Porto”. Pepê chegou ao Grêmio em 2016, com 18 anos. Em reais, o valor da transação bate os 98 milhões.
É importante ressaltar que a saída do atleta não será imediata. Pepê permanecerá no Grêmio até o dia 30 de junho, portanto irá participar das finais da Copa do Brasil, além da totalidade do Gauchão e parte do Campeonato Brasileiro.
O Foz do Iguaçu, clube formador do atleta, também receberá uma porcentagem do valor – 30%, para ser exato. O Grêmio confirmou que 100% do seu passe foi vendido ao Porto, mas por conta do Mecanismo de Solidariedade da FIFA, haverá um repasse de verba em caso de futura venda.
O Mecanismo de Solidariedade da FIFA funciona da seguinte maneira: so clubes formadores de um atleta entre a idade de 12 e 23 anos têm direito a uma parcela de qualquer futura transferência do atleta. A equipe que ficou com o jogador dos 12 aos 15 anos tem direito a 0,25% do valor total da negociação por temporada. Já dos 16 aos 23 anos, o clube tem direito a 0,5% por cada ano. Assim, as porcentagens variam entre cada atleta.