Campeão da América pelo Grêmio, Arthur está na mira da Inter de Milão e do Tottenham da Inglaterra. Uma possível negociação do volante, poderia render alguns milhões a mais para os cofres gremistas. Até o momento, o tricolor já recebeu 33 milhões de euros pelo meio-campista, dos quais dois milhões de euros por gatilhos contratuais.
A negociação para o Barcelona foi fechada em 31 milhões de euros, já pagos ao Grêmio. Com a cotação da época, o valor chegou a pouco mais de R$ 120 milhões. Nos últimos anos, o tricolor conseguiu mais 2 milhões de euros com duas metas atingidas: 10 jogos com a camisa do Barcelona com um mínimo de minutos em campo e título espanhol na temporada passada. Em uma possível renovação de contrato ou conquista de Champions League pelo time espanhol, o valor chegaria a 40 milhões de euros.
Em caso de negociação com qualquer um dos clubes interessados, o Grêmio tem direito a 3,51% do valor do negócio por conta do mecanismo de solidariedade. A direção gremista acompanha estas situações com o software Rede do Futebol para resgatar receitas às quais tem direito.
O valor de uma possível negociação do meio-campista para deixar o Barcelona ainda não foi divulgado, portanto ainda não é possível projetar quanto o Grêmio poderia arrecadar com a saída de Arthur do clube espanhol.