domingo, 17/01/2021
Início Colorado Líder isolado, Inter busca encerrar jejum de dois anos; relembre os clássicos...

Líder isolado, Inter busca encerrar jejum de dois anos; relembre os clássicos sem vitória

9 de setembro de 2018. Estádio Beira-Rio lotado. Clima agradável em um domingão ensolarado. 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Odair Hellmann e Renato Portaluppi na casamata. Edenílson marcou de cabeça na segunda etapa. Esse foi o cenário da última vitória colorada em um Gre-Nal.

Desde então, são cinco vitórias do Grêmio e quatro empates. Um tabu de mais de dois anos. O Inter já bateu na trave, já foi humilhado e já teve expulso. Teve jogo na Arena, no Beira-Rio e até mesmo no Centenário. Lembra de todos? Relaxa, a gente te mostra esse retrospecto nos últimos nove clássicos.

Gauchão 2019

Grêmio 1 x 0 Inter – Arena – 17/03/19
Inter 0 x 0 Grêmio – Beira-Rio – 14/04/09 (Final ida)
Grêmio 0 x 0 Inter – Arena – 17/04/09 (Final volta)

Os clássicos em 2019 começaram com vitória tricolor. No lado colorado, um jogador em ascensão, lançado há pouco por Odair. Nonato participava do seu primeiro clássico e com 28 minutos foi expulso. Poucos minutos depois, Leonardo Gomes marcou seu primeiro gol.

Na sequência, dois empates sem gols, mas um título na linha. O jogo de volta teve pênalti para o Grêmio (defendido por Lomba) e expulsão de Andrés D’Alessandro, mesmo com o camisa 10 nem entrando na partida (pois é; nada impede o D’Ale de ser expulso). Com os dois empates no tempo regular, a decisão do título rumou às penalidades. Com brilho dos goleiros, Lomba defendeu mais duas cobranças, mas Paulo Victor foi superior, defendendo três.

Brasileirão 2019

Inter 1 x 1 Grêmio – Beira-Rio – 20/07/19
Grêmio 2 x 0 Inter – Arena – 03/11/19

O último gol a favor do Inter não foi marcado por um jogador colorado. No primeiro embate do Brasileirão, Paulo Miranda desviou contra sua própria meta, mas Luan marcou o equalizador de cabeça.

Quatro meses depois, derrota no Gre-Nal que marcou a jogada mais estúpida da carreira de Marcelo Lomba. O Grêmio já vencia a partida com gol de Geromel quando o goleiro saiu errado e naturalmente deu uma tesoura em Luciano, fora da grande área. Sem nem mesmo titubear, Flávio Rodrigues de Souza ergueu o cartão vermelho e expulsou Lomba. O Grêmio seguiu amassando e marcou o segundo com Rômulo.

Gauchão 2020

Inter 0 x 1 Grêmio – Beira-Rio – 15/02/20 (semifinal 1º turno)
Inter 0 x 1 Grêmio – Centenário – 22/07/20
Grêmio 2 x 0 Inter – Arena – 05/08/20 (final 2º turno)

Eis então que chega 2020. Um novo técnico, um novo Inter, mesmos resultados. Sem sombra de dúvida, os grenais deste ano foram os mais difíceis de serem engolidos pela torcida. Superioridade nos resultados paralelos, nova mentalidade e, claro, um tabu cada vez maior.

O Inter chegava com láureas à semifinal da Taça Ewaldo Poeta (primeiro turno do Campeonato Gaúcho). Invicto e líder, o colorado tinha do outro lado um Grêmio que conseguiu a classificação apenas na última rodada. O Beira-Rio lotou e, contrário a toda lógica recente, o Grêmio destruiu os donos da casa no primeiro tempo. Everton e Diego Souza marcaram, mas o VAR anulou. Para coroar, Musto foi expulso a poucos segundos do final do primeiro tempo.

Curiosamente, o colorado cresceu com um jogador a menos. O Inter mandou no segundo tempo, foi melhor e quase marcou. Ainda assim, os contra-ataques letais do tricolor assustavam. Renato empilhou jogadores de lado e, já nos acréscimos, Diego Souza marcou o gol da eliminação vermelha.

Após a parada, o primeiro jogo do Campeonato Gaúcho foi um Gre-Nal. Sem a liberação da capital gaúcha, a partida foi disputada no Estádio Centenário. Atuações horríveis dos dois lados, erros e poucas chances. Em uma bola parada, Jean Pyerre contou com desvio para vencer o segundo Gre-Nal do ano.

Passados os primeiros momentos da retomada, o Inter embalou novamente, venceu todas e inclusive goleou o Aimoré na semifinal por 4 a 0. Do outro lado, o Grêmio novamente cambaleou para conseguir a classificação sobre o Novo Hamburgo, sendo salvo por um gol no apagar das luzes de Luciano.

Com tudo a nosso favor, o óbvio aconteceu: o Gre-Nal de agosto foi o pior jogo disputado pelo Internacional em 2020. Maicon marcou no começo da segunda etapa e Isaque ampliou em uma bobajada mental de Moisés. Fim de papo, Inter eliminado – de novo – e tabu mantido.

Libertadores 2020

Grêmio 0 x 0 Inter – 12/03/20

O Gre-Nal mais absurdamente esperado por toda a torcida. O primeiro Gre-Nal da história da Libertadores. O jogo que simplesmente despertou uma pandemia (ironia), assolando o território mundial. Com 50 mil torcedores na Arena e 2,1 milhões acompanhando ao vivo no Facebook – recorde em uma transmissão da plataforma no Brasil -, o Inter foi superior. Um jogo nervoso, com certeza, aberto e com chances dos dois lado. Boschilia e Edenílson acertaram a trave, enquanto Luciano quase marcou por cobertura. Ainda assim, a marca da partida foram as expulsões. Quatro para cada lado e briga generalizada. Inter e Grêmio encerraram a partida com sete jogadores de linha cada e o gol não veio de jeito nenhum. Começava ali, o fim (momentâneo) do futebol.

É por isso que o Gre-Nal desta quarta é importante. O Inter precisa vencer. O Inter não pode perder. Já são quase 14 horas de clássicos sem mesmo um gol colorado, sem um uma vitória. O fardo é pesado e seguirá aumentando se o Inter não botar um fim. Temos que vencer. Temos que vencer…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

mais lidas

Renato perde a paciência e esbraveja contra a imprensa: “Quando eu tiver 200 milhões para gastar, podem me cobrar futebol bonito”

O Grêmio venceu o Bragantino, engatou quatro vitórias consecutivas e escalou até a oitava posição do Campeonato Brasileiro. Ainda assim, os três pontos não...

7 imagens que mostram como usuários do Instagram distorcem a realidade

Frame na TV versus foto no insta: Esqueceu de alterar a sombra... a J-Lo nem se deu ao trabalho de ter o produto em casa nesse...

CBF divulga datas das finais da Copa do Brasil e Grêmio terá problema caso Palmeiras vença Libertadores

O Grêmio já sabe as datas em que pode jogar as finais da Copa do Brasil. Agora, o tricolor só aguarda o desfecho da...

O que o Ypiranga precisa para garantir o acesso à Serie B

Mesmo na lanterna do Grupo D, o Ypiranga ainda pode garantir o acesso na última rodada do quadrangular da Série C. Neste sábado, o...