Ídolo eterno do Fenerbahce, o ex meia Alex revelou que esteve muito perto de vestir a camisa do Grêmio em 2002. Na época o jogador estava vinculado ao Parma da Itália, porém não era muito bem aproveitado pelo clube, sendo frequentemente emprestado para equipes brasileiras, como o Flamengo e como seria para o Cruzeiro.
Foi então que no inicio de 2002, surgiu o Grêmio na vida de Alex. Recém campeão da Copa do Brasil em 2001, o time de Tite enxergava Alex como a cereja do bolo daquela equipe, e fez uma proposta superior a todos os outros clubes, para contar com o meia.
“Eu sempre dividia quarto com gente relacionada ao Grêmio. No início da Seleção, dividi com Ronaldinho, que era apaixonado pelo Grêmio, falava a todo momento. No Palmeiras, no mesmo período, dividia quarto com o Arce, que é ídolo do Grêmio” — Revelou Alex.
Porém, para a tristeza do tricolor, Vanderlei Luxemburgo entrou na negociação. O badalado técnico na época, entrou em contato com Alex, e convenceu o meia a ir para o Cruzeiro e não para o tricolor, como conta o próprio ex-jogador:
“Meu filho, me escuta. É o seguinte, estou montando um time aqui e vou falar logo, não é para agora, o time é para 2003! E vou além, ninguém quer você aqui, só eu que quero sua contratação!”
Alex decidiu ir para o Cruzeiro, clube em que também virou ídolo, conquistando a famosa tríplice coroa no ano de 2003. Em 2012, o Grêmio novamente tentou a contratação do meia, dessa vez com Luxemburgo de técnico, a negociação poderia ser mais simples. Porém, o ex-jogador já estava decidido a encerrar sua carreira em seu clube formador, o Coritiba.