domingo, 07/03/2021
Início Dupla Gre-Nal Renato e Abel se enfrentam pela primeira vez em um Gre-Nal

Renato e Abel se enfrentam pela primeira vez em um Gre-Nal

2021 terá o seu primeiro Gre-Nal logo no primeiro mês. Internacional líder, Grêmio em busca do G4. Tem muito em jogo e tem confronto inédito. Os dois maiores ídolos de Inter e Grêmio estão na casamata e jamais se enfrentaram em um clássico Gre-Nal. Renato Portaluppi e Abel Braga já se encontraram algumas vezes ao longo das suas carreiras, com o comandante colorado até mesmo relembrando os encontros de ambos em churrascarias do Rio de Janeiro.

52% x 40%

Renato tem 23 grenais no currículo. São oito vitórias, doze empates e somente três derrotas ao longo de três passagens com o tricolor. Já Abel tem menos disputas: apenas 19. Ainda assim, é do campeão do mundo a vitória clássica, conhecida como o “Gre-Nal do Século”, em 1989. Ao todo, são cinco vitórias, oito empates e seis derrotas. Ou seja, o duelo terá de um lado os 52% de aproveitamento de Renato (e suas raras derrotas) contra os 40% de Abel.

No duelo Abelão x Renato, o gaúcho leva a vantagem

Abel Braga e Renato já se encontraram treze vezes ao longo de quinze anos. Ponte Preta, Vasco, Fluminense, Internacional e Grêmio. Esses são os times que cruzaram o caminho dos dois técnicos. Em 2003, Renato estava apenas no seu terceiro ano como treinador e enfrentou pela primeira vez o adversário carioca. À época, Renato no Fluminense e Abel na Ponte Preta. Jogo fácil para Abelão, que ganhou por 3 no Moisés Lucarelli.

A história desde então mudou um pouco. Renato desfruta de uma invencibilidade de nove jogos, tendo perdido pela última vez em 2005. Ao todo são oito vitórias de Renato, três empates e duas vitórias de Abel – uma com a Ponte Preta e uma com o Fluminense. Com o Grêmio, Renato jamais perdeu e detém um incrível aproveitamento de 89%.

10/07/03 – Ponte Preta 3 x 0 Fluminense – ABEL
01/11/03 – Fluminense 2 x 2 Ponte Preta – EMPATE
13/11/05 – Vasco 2 x 0 Fluminense – RENATO
04/08/05 – Fluminense 3 x 2 Vasco – ABEL
15/04/06 – Vasco 1 x 1 Inter – EMPATE
27/08/06 – Inter 2 x 1 Vasco – RENATO
29/08/07 – Inter 1 x 4 Fluminense – RENATO
28/07/13 – Grêmio 2 x 0 Fluminense – RENATO
17/05/17 – Grêmio 3 x 1 Fluminense – RENATO
31/05/17 – Fluminense 0 x 2 Grêmio – RENATO
15/06/17 – Fluminense 0 x 2 Grêmio – RENATO
01/10/17 – Grêmio 1 x 0 Fluminense – RENATO
30/05/18 – Grêmio 0 x 0 Fluminense – EMPATE

Renato é tão algoz de Abel Braga que em 2013, a vitória tricolor no primeiro confronto de Renato x Abel pelo Grêmio, o gaúcho foi responsável pela demissão do carioca. Abel, que havia sido campeão brasileiro no ano anterior, não vinha com um bom desempenho no ano seguinte e acabou sendo demitido após a derrota para o Grêmio, em julho.

11 jogos de invencibilidade (ou de seca)

A fase é outra coisa que pode contar muito. Eduardo Coudet apresentou um trabalho sólido, mas não conseguiu vencer um Gre-Nal na sua passagem pelo Beira-Rio. Odair Hellmann teve dois anos de Inter e conseguiu vencer apenas duas vezes. Do outro lado da capital, o tricolor da Arena sabe bem o que fazer sob o comando de Renato. Há crise no Grêmio? No Gre-Nal resolve, segundo alguns torcedores.

A última vitória do Inter em um clássico aconteceu em 9 de setembro de 2018, com um gol solitário de Edenílson. Já são 866 dias sem conquistar três pontos contra o Grêmio. No último encontro da dupla, um estigma foi quebrado: Thiago Galhardo marcou o primeiro gol de um colorado desde o tento de Edenílson. O clássico 429 certamente será decisivo. O primeiro de Renato x Abel. O primeiro de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

mais lidas

Renato perde a paciência e esbraveja contra a imprensa: “Quando eu tiver 200 milhões para gastar, podem me cobrar futebol bonito”

O Grêmio venceu o Bragantino, engatou quatro vitórias consecutivas e escalou até a oitava posição do Campeonato Brasileiro. Ainda assim, os três pontos não...

Áudio de presidente do Londrina reacende polêmica sobre eliminação do Ypiranga na Série C

Após a eliminação do Ypiranga na Série C, um áudio polêmico circulou pelas redes sociais. Sérgio Malucelli, presidente do Londrina, foi questionado, em entrevista...

7 imagens que mostram como usuários do Instagram distorcem a realidade

Frame na TV versus foto no insta: Esqueceu de alterar a sombra... a J-Lo nem se deu ao trabalho de ter o produto em casa nesse...

CBF divulga datas das finais da Copa do Brasil e Grêmio terá problema caso Palmeiras vença Libertadores

O Grêmio já sabe as datas em que pode jogar as finais da Copa do Brasil. Agora, o tricolor só aguarda o desfecho da...