O Grêmio venceu o Athletico-PR na noite de ontem e se confirmou na Copa Libertadores da América de 2021. O resultado positivo contra os paranaenses também marcou mais um grande feito de Renato Portaluppi como técnico gremista. Com Renato de treinador – Em suas três passagens pelo clube, o Tricolor sempre conquistou uma vaga para a Libertadores.
Em 2010, Renato assumiu o Grêmio quando o clube estava no Z-4 do Brasileirão. Mas em uma reação incrível, o ídolo gremista transformou o Tricolor em uma das melhores equipes do segundo turno, com Jonas sendo seu grande artilheiro. Ao fim do campeonato, o seu time ficou na quarta posição da tabela com 63 pontos, conquistando uma vaga para a Pré-Libertadores de 2011.
Três anos depois, Renato chegava agora na Arena, para comandar o Grêmio pela segunda vez. Nesta ocasião, o ídolo gremista mudou bastante a equipe que era comandada por Vanderlei Luxemburgo, dando chances aos jovens Ramiro e Alex Telles. Ao fim daquele Brasileirão, sua equipe seria a vice-campeã. O Grêmio conquistou 65 pontos, tendo à sua frente somente o grande Cruzeiro da época que seria Bicampeão Brasileiro.
Atualmente em sua terceira passagem pelo Grêmio, Renato classificou o Tricolor para a Libertadores em todas essas temporadas que dirigiu o clube. Seja pelo título da Copa do Brasil em 16, Libertadores em 18 e as boas campanhas no Brasileirão em 18 e 19, onde o Tricolor chegou ao fim do campeonato na quarta posição da tabela.