quinta-feira, 09/07/2020
Início Tricolor Top 5 goleiros do Grêmio

Top 5 goleiros do Grêmio

O Grêmio sempre foi um time que levou poucos gols. Com grandes defensores e arqueiros de igual qualidade, o tricolor pode se orgulhar de sua sólida defesa. No Top 5 de hoje vamos listar os cinco maiores goleiros que já defenderam a meta azul, branca e preta.

Emerson Leão

Abrindo a lista está o goleiro que chegou ao tricolor para justamente abrir a porteira dos títulos nacionais. Emerson Leão chegou ao Grêmio em 1980 após ser titular em todos os jogos da Copa do Mundo de 1978 e ser tricampeão brasileiro com o Palmeiras. O goleiro foi capitão na inédita conquista do Campeonato Brasileiro em 1981. Ficou no Grêmio até 1983 e chegou ainda a figurar em sua terceira Copa do Mundo em 1986 – fora preterido por Telê Santana em 1982 enquanto atuava pelo Grêmio.

Eurico Lara

No início de tudo, Lara foi um dos responsáveis por levantar o tricolor a um nível nacional. Assim como os maiores ídolos, Eurico Lara envolveu-se em uma aura lendária ao longo do tempo em que é difícil discernir a verdade do mito. Defensor de vinte chutes de Arthur Friendereich e até mesmo histórias em que o arqueiro saíra do Gre-Nal Farroupilha para então falecer no hospital: sobre Lara acha-se de tudo. Gre-Nal Farroupilha, este, em que mesmo com ordens para não atuar por conta de uma tuberculose, entrou em campo e, além de campeão do Campeonato Citadino, saiu dos gramados como uma lenda que defendeu o manto tricolor por quinze anos.

Marcelo Grohe

Um caso curioso, a carreira de Marcelo Grohe encaminhava-se para ser um eterno reserva. Começou atrás de Galatto. Depois, recebeu oportunidades, mas a direção contratou Saja. O mesmo aconteceu no ano seguinte com a chegada de Victor, que assumiu a titularidade rapidamente. Ainda houve a presença de Dida, mas, em 2014, após oito anos na reserva tricolor, Grohe assumiu o posto de titular para não soltar mais. Foi eleito o Melhor Goleiro do Campeonato Brasileiro por duas temporadas consecutivos e, em sua terceira como titular, levantou a taça da Copa do Brasil. Mais um ano se passou e mais uma conquista, desta vez da Libertadores. Completou 400 jogos com a camisa tricolor em um período recheado de defesas espetaculares.

Mazarópi

Mazarópi chegou ao Grêmio por empréstimo já com trinta anos e tinha a tarefa árdua de substituir Emerson Leão. Não demorou muito para mostrar seu valor no que seria o ano mais importante da história do tricolor. Foi campeão da Libertadores e do Mundial em 83. Retornou ao clube, de forma definitiva, em meio à temporada seguinte. Seguiu no clube o restante da década e, além de diversos Campeonatos Gaúchos, levantou ainda a taça da primeira Copa do Brasil da história.

Danrlei

Cria do Grêmio, o maior goleiro da história do clube foi titular na Era de Ouro na década de 90. Subiu para os profissionais em 1993 e começou cedo suas conquistas. Campeão Brasileiro, da Libertadores e tri da Copa do Brasil, além de uma Recopa e cinco Gaúchos, Danrlei é o jogador com mais títulos na história tricolor. E não é para menos. O arqueiro foi decisivo em todas as campanhas e chegou ainda à Seleção Brasileira Olímpica em 1996, retornando ao Olímpico com a medalha de bronze. Sempre polêmico, suas brigas eram exaltadas pelos torcedores, que reconheciam as atitudes como amor de Danrlei ao manto azul, preto e branco. Um ídolo eterno e símbolo das conquistas noventistas.

Menções Honrosas

Victor

Depois de ser campeão na campanha espetacular do Paulista, Victor chegou ao Grêmio em 2008, substituindo Sebastian Saja. Conquistou a titularidade e foi vice-campeão Brasileiro. Seguiu no tricolor e tornou-se referêcia no futebol nacional, sendo, inclusive, convocado em diversas ocasiões para a Seleção Brasileira. Com a camisa do Grêmio, recebeu a Bola de Prata em 2011, além de ser eleito Melhor Goleiro do Brasileirão em 2008 e 2009. Transferiu-se para o Atlético Mineiro, onde sagrou-se campeão da Libertadores e disputou a Copa do Mundo de 2014.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

mais lidas

Especial: Jogadores Vira-Casaca na década de 90

Na primeira parte desta matéria mostramos os 25 jogadores que viraram a casaca no século 21. Agora, chegou a vez dos anos 90, que...

Desenvolvedores criam mapa de corrida de carro baseado em Porto Alegre

Já pensou em disputar uma corrida de carro na orla do Guaíba? Ou então passear em alta velocidade pelo Beira-Rio e Arena do Grêmio?...

Deu Tudo Errado: Leandro, o especialista

Muitas vezes o que parece ser o início de um sonho pode acabar dando tudo errado. Quem é torcedor sempre sonha com um título,...

Jogadores do Grêmio publicam nota conjunta: “Nos respeitem!”

Após o Grêmio divulgar o adiamento de parte dos vencimentos dos jogadores, os atletas tricolores foram às redes sociais comentar sobre o assunto. Publicaram...